RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Os preços da hospedagem na região metropolitana de Belém tiveram disparada de 178,93% em novembro ante outubro, informou nesta quarta-feira (10) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Segundo o órgão, a carestia é reflexo da demanda durante a COP30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas. O evento ocorreu na capital do Pará no mês passado.
Com o salto em novembro, a inflação acumulada pela hospedagem em Belém alcançou 233,14% em 12 meses.
Os dados do IBGE integram o cálculo do índice oficial de preços do país, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Na média do Brasil, o custo da hospedagem subiu 4,09% em novembro e 12,37% no acumulado de 12 meses.
PASSAGEM AÉREA TAMBÉM AVANÇA
Outro serviço que impactou a inflação em Belém foi a passagem aérea. Os preços das tarifas de avião tiveram alta de 25,32% em novembro, mais que o dobro do avanço registrado no Brasil (11,9%).
De acordo com Fernando Gonçalves, gerente do IPCA, a realização da COP30 também pode ter pressionado o custo dos bilhetes.
"Chega o fim de ano e, geralmente, a passagem aérea sobe em novembro. Tem os feriados. Começa um movimento sazonal de alta na passagem aérea", afirmou o técnico ao analisar o contexto nacional.