segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026
Geral

Chuva intensa provoca duas mortes e deixa famílias desabrigadas em Ilhabela (SP)

FolhaPress 17/12/2025 19:12

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Duas pessoas morreram em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, em decorrência da forte chuva que atingiu o município na tarde desta quarta-feira (16). Foram registrados 154 mm de chuva na cidade nas últimas 24 horas, segundo a prefeitura.

De acordo com a Defesa Civil, um homem de 78 anos morreu soterrado depois de ser atingido por um muro que caiu sobre ele na rua Deolino Mariano Leite, no bairro Barra Velha. O muro dividia dois terrenos e não suportou o volume de água e lama. Dois imóveis foram interditados no local após vistoria da Defesa Civil. Uma família ficou desalojada e foi encaminhada para a casa de parentes. Outra família ficou desabrigada e foi levada para abrigo da prefeitura.

A elevação das águas de uma cachoeira criou forte correnteza na avenida Faria Lima, no bairro Água Branca. A força da água arrancou o deck que ficava nos fundos de uma residência, onde estava um morador. Ele foi levado pela correnteza e encontrado sem vida pelos bombeiros.

A Prefeitura de Ilhabela lamentou as mortes e se solidarizou com os familiares e amigos das vítimas.

Há registro de regiões alagadas e com falta de energia em razão da queda de árvores. Em diversos pontos da cidade, especialmente nos bairros Perequê e Barra Velha, carros foram arrastados pela enxurrada. A Estrada Parque de Castelhanos permanece obstruída, segundo a gestão municipal.

A prefeitura alertou que o solo está encharcado e há aumento do risco de deslizamentos, o que exige atenção redobrada de moradores e visitantes que circulam pela cidade. A previsão meteorológica indica a permanência do tempo instável nas próximas horas, mantendo Ilhabela em estado de atenção.

As equipes da Defesa Civil estão nas ruas, diz a gestão municipal, em atendimento, monitorando todas as áreas classificadas como de risco e prestando o suporte necessário à população. A orientação é para que as pessoas evitem sair de casa sem necessidade durante o período de chuva intensa, observem sinais de instabilidade em encostas e acionem imediatamente a Defesa Civil em caso de emergência, pelo telefone 199.

A prefeitura orienta a população a economizar água, uma vez que as fortes chuvas impactam diretamente o sistema de captação e tratamento, podendo comprometer o abastecimento em algumas regiões.

O litoral norte de São Paulo registrou em apenas 3 horas o acumulado esperado para três semanas, de acordo com a Defesa Civil.

Em São Sebastião, o volume de chuva chegou a 145 mm em apenas três horas, índice considerado extremamente elevado. O total registrado nesse curto período equivale a aproximadamente 20 dias de chuva, considerando que o acumulado médio previsto para o mês é de 215 mm. Já em Ilhabela, foram registrados 69 mm no mesmo intervalo, volume correspondente a cerca de 10 dias de precipitação, tendo como referência a média histórica mensal de 209 mm.

Os acumulados em 24 horas também chamam a atenção: Ubatuba registrou 182 mm e São Sebastião 163 mm, volumes que intensificam a saturação do solo e ampliam o potencial para ocorrências de deslizamentos.

Compartilhe esta notícia

Notícias Relacionadas