A última semana de novembro será marcada por audiências públicas e debates promovidos pelas comissões da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Entre os temas, estão o Orçamento 2026, o uso de revsol em estradas rurais, o impacto do Peduc no Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, o papel do cooperativismo e a 3ª Jornada Antirracista.
Finanças abre a semana com debate do Orçamento 2026
Na segunda-feira (24), a Comissão de Finanças realiza a audiência pública única com representantes das dez microrregiões capixabas para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA 2026). A participação popular é garantida pelo artigo 238 do Regimento Interno da Ales.
O PLOA 2026 chegou ao Legislativo no dia 29 de setembro e foi lido em 10 de novembro, quando o presidente da Comissão de Finanças, Mazinho dos Anjos (PSDB), avocou a relatoria. Após o prazo para emendas, análise e votação no colegiado, a matéria deve ser apreciada em Plenário no dia 15 de dezembro.
Agricultura discute revsol e infraestrutura rural
Na terça (25), a Comissão de Agricultura debate o uso do revsol no programa “Novos Caminhos”. O encontro ocorre às 10h, no Plenário Dirceu Cardoso, com a presença de representantes da ArcelorMittal. O colegiado fará um balanço dos quase 20 anos do programa, que já destinou mais de cinco milhões de toneladas do insumo a 70 municípios.
Audiências sobre o Peduc no Parque Cachoeira da Fumaça
A Comissão de Meio Ambiente promove audiências em Alegre (terça, 25) e Ibitirama (quarta, 26) para discutir os impactos do Peduc no Parque Estadual Cachoeira da Fumaça. As reuniões serão coordenadas pela deputada Iriny Lopes (PT) e contarão com palestras de especialistas.
Cooperativismo em foco na Grande Vitória
A Comissão de Cooperativismo realiza sua 4ª audiência regional na sede da OCB/ES, em Vitória, dentro do “Circuito COOP”. O objetivo é integrar cooperativas, negócios e políticas públicas a partir dos debates regionais iniciados em junho.
3ª Jornada Antirracista encerra a semana
Na sexta-feira (28), das 13h às 21h, a Comissão de Direitos Humanos promove a 3ª Jornada Antirracista, com o tema “Por uma Educação Antirracista no Espírito Santo!”. A programação inclui debates, apresentações culturais, especialistas e movimentos sociais.