segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026
Variedades

Wim Wenders será o presidente do júri do Festival de Berlim na próxima edição

FolhaPress 12/12/2025 13:38

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O cineasta alemão Wim Wenders, um dos mais importantes em atividade, será o presidente do júri da próxima edição do Festival de Berlim, grande evento de cinema na Europa que ocorrerá entre 12 e 22 de fevereiro de 2026.

Uma das cabeças do chamado novo cinema alemão, ao lado de nomes como Rainer Werner Fassbinder e Werner Herzog, ele havia sido homenageado pela Berlinale em 2015, com um Urso de Ouro honorário pela sua obra.

Wenders já recebeu prêmios como a Palma de Ouro, do Festival de Cannes, pelo seu filme "Paris, Texas", em 1984, e foi indicado ao Oscar de melhor filme internacional recentemente por "Dias Perfeitos", seu longa mais recente, ambientado no Japão. É dele também os influentes "Alice nas Cidades", de 1974, "Asas do Desejo", de 1987, e de documentários como "O Sal da Terra", sobre o fotógrafo Sebastião Salgado, e "Pina", sobre a coreógrafa Pina Bausch.

"Wim Wenders é uma das vozes mais influentes do cinema internacional. Por seis décadas, ele fez filmes que nos comovem e encantam com sua humanidade e senso de maravilha", afirmou a diretora da Berlinale, Tricia Tuttle, em nota. "Sua curiosidade insaciável e profundo domínio da linguagem cinematográfica são evidentes em cada obra, seja explorando os talentos de outros artistas ou iluminando nossa própria busca por significado e conexão. Dizer que estamos orgulhosos deste polímata britânico é um eufemismo, e mal podemos esperar para ver aonde o presidente do júri, Wim Wenders, conduzirá nosso júri na escolha dos vencedores do Urso de Ouro e do Urso de Prata da 76ª Berlinale."

"Nunca me passou pela cabeça, nem remotamente, ser presidente do júri na minha cidade natal até que Tricia Tuttle me convidou", afirmou o cineasta. "E então eu percebi 'uau!' Essa será uma maneira totalmente nova de assistir a filmes na Berlinale, finalmente poder ver todos os filmes da competição e discuti-los a fundo com um grupo de pessoas inteligentes e apaixonadas por cinema. Tem coisa melhor? Sou grato a Tricia por me convidar para essa experiência única."

Compartilhe esta notícia

Notícias Relacionadas