SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "America", um vaso sanitário de ouro 18 quilates desenvolvido pelo artista Maurizio Cattelan, foi vendido por US$ 12,1 milhões na noite desta terça (18), durante um leilão da Sotheby's, em Nova York, nos Estados Unidos. Segundo a casa de leilões, a casa foi vendida para uma famosa marca americana.
A peça foi elaborada com o intuito de zombar a riqueza excessiva e foi exibida em diferentes exposições. Durante um ano, entre 2016 e 2017, a obra foi exposta no museu Guggenheim de Nova York, onde foi utilizado por mais de 100 mil pessoas.
Em 2019, enquanto esteve exposto no Palácio de Blenheim, no sul da Inglaterra, o vaso chegou a ser roubado. O crime durou apenas cinco minutos, já que um vídeo flagrou os criminosos, do lado de fora do museu, carregando a obra de quase 100 quilos.
Em junho de 2025, dois homens foram presos após serem condenados pelo crime e sentenciados a 4 anos e 27 meses de prisão.
Esta não é a primeira vez que uma obra de Cattelan se torna uma grande notícia ao ser vendida pela Sotheby's. No ano passado, "Comedian", banana presa à parede com uma fita adesiva, foi vendida por US$ 6,2 milhões.