SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Morreu aos 38 anos a diretora e roteirista Joyce Prado, fundadora da produtora Oxalá Produções, dedicada a conteúdo audiovisual centrado na cultura afro-brasileira.
A informação foi compartilhada no Instagram do centro cultural paulistano Aparelha Luzia. "Que tristeza! Artista poderosa, uma gigante do audiovisual e extremamente afetuosa, firme e de luz", diz a publicação. A causa da morte não foi informada.
Prado ganhou reconhecimento pelo documentário "Chico Rei Entre Nós", que narra a história do rei africano que foi escravizado no Brasil no século 18. O filme vai além do aspecto histórico e tenta mostra ainda como a escravidão ainda reverbera no país.
Ela comandou também a série documental "The Beat Diaspora", que traça um paralelo entre a música africana tradicional e os beats eletrônicos que existem no mundo hoje. A produção está disponível no YouTube da produtora KondZilla.
Prado foi ainda uma das fundadoras da Apan, a Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro, que fomenta o trabalho de cineastas negros.
Trabalhou também com artistas da música, como Luedji Luna, ao dirigir o documentário "Memórias de Um Corpo no Mundo", sobre uma turnê da cantora, e fez um videoclipe da ministra da Cultura Margareth Menezes, "Terra Aféfé", lançado com Carlinhos Brown.