O programa jiu-jitsu Cariacica Saudável abriu 20 novas vagas para alunos de 6 a 16 anos. As aulas acontecem na Estação Cidadania-Esporte, em Nova Brasília, sempre às terças e quintas-feiras, das 7 às 9 horas. A modalidade faz parte das atividades oferecidas gratuitamente pelo município para incentivar esporte, saúde e convívio social.
As inscrições são presenciais, diretamente no local e no horário da aula. O aluno deve estar acompanhado de um responsável e apresentar cópia do RG e CPF, declaração de matrícula escolar e uma foto 3x4. A alternativa é voltada principalmente para famílias que buscam esporte e desenvolvimento físico e emocional.
Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Renan Escopeli, as aulas têm impacto direto no bem-estar. A atividade melhora a saúde física e mental, além de ensinar valores como disciplina, respeito e autoconfiança.
Durante os treinos, os participantes aprendem técnicas de imobilização e finalização, com foco em concentração, mobilidade e agilidade. A professora da turma, Rayane Leite, destaca a promoção de inclusão e a oportunidade de fazer novas amizades.
Entre os exemplos de evolução está o aluno Daniel Felicíssimo. Após iniciar no Jiu-Jitsu, ele passou a interagir mais com as outras crianças e apresentou melhora no desempenho escolar, na disciplina e na comunicação, segundo a mãe, Samara Felicíssimo.