segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026
Variedades

Funcionários do Museu do Louvre estendem greve, e museu abre parcialmente

FolhaPress 17/12/2025 17:51

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Museu do Louvre, em Paris, voltou a receber público de forma limitada nesta quarta-feira (17), após seus funcionários decidirem, por unanimidade, dar continuidade à greve iniciada na última segunda-feira. A paralisação tem como principais reivindicações melhorias salariais e nas condições de trabalho, informa a Reuters.

A paralização acontece quase dois meses após ladrões invadirem o maior museu do mundo e roubarem joias da coroa francesa. O crime cinematográfico deixou políticos franceses em polvorosa e esquentou o debate sobre segurança e financiamento de instituições culturais.

Com a reabertura parcial, algumas das obras mais emblemáticas do acervo do Louvre voltaram a ficar acessíveis, como a "Mona Lisa" e a "Vitória Alada de Samotrácia". Outras áreas, no entanto, continuam fechadas.

Os sindicatos afirmam que a equipe está sobrecarregada e mal administrada, cobrando novas contratações, reajustes salariais e mudanças nas prioridades orçamentárias. Em 2023, o Louvre recebeu cerca de 9 milhões de visitantes —uma média de 30 mil por dia.

A diretora do museu, Laurence des Cars, alvo de críticas desde o roubo das joias da coroa avaliadas em 88 milhões de euros, estava prevista para prestar esclarecimentos ao Senado francês ainda hoje.

Compartilhe esta notícia

Notícias Relacionadas