domingo, 15 de fevereiro de 2026
Esportes

Com irmã de Medina, Brasil leva jovens promessas para temporada no Havaí

FolhaPress 19/12/2025 19:08

(UOL/FOLHAPRESS) - A CBSurf (Confederação Brasileira de Surf) e o COB (Comitê Olímpico do Brasil) voltam a apostar no Havaí como etapa-chave na formação da nova geração do surfe nacional.

A partir deste sábado, cinco jovens atletas brasileiros iniciam um período de 45 dias de treinamento na ilha de Oahu, em um projeto voltado para a transição ao alto rendimento e ao ciclo olímpico.

QUEM VAI?

Entre os convocados está Sophia Medina, irmã do tricampeão mundial Gabriel Medina, além da campeã brasileira de 2025 Laura Raupp, Luara Mandelli, Ryan Kainalo e Rickson Falcão.

O grupo ficará baseado na Casa Surf Brasil, em Sunset Beach, na ilha de Oahu, entre 20 de dezembro e 3 de fevereiro, em um período de 45 dias de treinos intensivos.

DE OLHO NO FUTURO

O treinamento é integralmente custeado pelo COB e tem como foco atletas com até 21 anos que já disputam o Mundial Pro Junior da WSL ou estão próximos de ingressar na elite do Mundial de Surfe por meio do Challenger Series.

A ideia é oferecer vivência competitiva em ondas de alto nível, mirando tanto o Circuito Mundial quanto os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, e Brisbane, em 2032.

Este é um projeto de cunho técnico esportivo. Nós entendemos que o caminho deles passa por isso, mas pensamos no futuro. O que a gente pretende é o aperfeiçoamento dos atletas surfando ondas de qualidade no Havaí durante 45 dias, para que se tornem melhores competidores e estejam preparados pro Circuito Mundial e pros Jogos Olímpicos futuramente Paulo Moura, vice-presidente da CBSurf

ROTINA NO HAVAÍ

Os treinamentos diários acontecerão em picos clássicos como Pipeline, Backdoor e Off The Wall, com acompanhamento dos técnicos Guga Arruda e Andréa Lopes.

Além das sessões na água, o trabalho inclui filmagens e análises de desempenho, que fazem parte da rotina do grupo.

A gente já realizou esse projeto no ano passado, é um trabalho técnico de performance dentro d'água, com capacitação de imagens por parte dos técnicos e análise de desempenho por vídeo, posterior as sessões de surfe. É um trabalho que certamente vai somar pra carreira dos atletas Guga Arruda, diretor técnico do Surf Brasil

PAUSA PARA DISPUTAS

Durante o período no Havaí, Ryan Kainalo, Rickson Falcão e Luara Mandelli viajarão para disputar o Mundial Pro Junior, nas Filipinas, entre os dias 11 e 18 de janeiro, antes de retornar a Oahu para dar sequência ao programa.

Já Laura Raupp e Sophia Medina usarão o período como preparação direta para a penúltima etapa do Challenger Series, que acontece em Pipeline, no fim de janeiro. As duas têm chances reais de conquistarem uma vaga na elite mundial para 2026.

Compartilhe esta notícia

Notícias Relacionadas