SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O coletivo Mexa de teatro apresenta "Casa de Bonecas" na Casa do Povo, região central de São Paulo, durante o fim de semana. A performance inédita terá 24 horas de duração, em uma simulação do cotidiano inspirada pela lógica de um reality show.
O espetáculo faz parte da programação da 36ª Bienal. Foi criado pelo coletivo junto ao coreógrafo libanês Alexandre Paulikevitch. A apresentação terá início na sexta (12), às 21h, e se estenderá até às 21h do sábado (13). A entrada é gratuita.
Uma estrutura modular foi construída dentro do Teatro de Arte Israelita Brasileiro (TAIB), no subsolo da Casa do Povo, onde acontece a performance. Em cena, os atores conviverão no espaço, expondo o cotidiano e a intimidade.
O espetáculo também tem inspiração nos cabarés o elenco usa linguagem com toque burlesco, que explora humor e exagero na encenação.
O público será responsável por conduzir os rumos da performance. A ideia é que os frequentadores instruam o elenco sobre o que fazer, com sugestões que funcionam como provas: chorar, decorar textos, cantar ou repetir tarefas, por exemplo.
"A Casa das Bonecas" é o último ato do projeto "Ensaio Geral", programa que reativou o TAIB. O teatro funcionou entre os anos 1960 e 1990, como espaço para além da arte. Serviu também como refúgio para imigrantes e ativistas judeus, além de resistência à ditadura militar.
Casa de Bonecas
Dir.: Grupo Mexa e Alexandre Paulikevitch. Com: Aivan, Ale Tradução e Suzy Muniz. 16 anos.
Casa do Povo - r. Três Rios, 252, Bom Retiro, região central. Sex. (12), às 21h. Grátis