segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026
Variedades

'Apocalipse nos Trópicos' e 'Yanuni' vão tentar vaga no Oscar de documentário

FolhaPress 16/12/2025 21:46

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Apocalipse nos Trópicos", filme de Petra Costa sobre a influência de evangélicos na política brasileira, e "Yanuni", de Richard Ladkani, coproduzido pelo Brasil, foram selecionados pelo Oscar para disputar uma indicação na corrida de melhor documentário.

O Brasil também está presente nas pré-listas de melhor filme internacional, com "O Agente Secreto", melhor direção de elenco, com o mesmo longa, melhor curta, com "Amarela", e melhor fotografia, com Adolpho Veloso e seu trabalho em "Sonhos de Trem".

"Apocalipse nos Trópicos" inclui entrevistas, documentos e gravações dos bastidores da política em Brasília. A ideia é compreender como a instrumentalização da fé alimentou a polarização e ajudou a enfraquecer a confiança das instituições democráticas.

Costa também dirigiu "Democracia em Vertigem", sobre os bastidores do impeachment de Dilma Rousseff. O longa concorreu ao Oscar de melhor documentário em 2020.

"É uma alegria para mim e toda equipe maravilhosa que fez esse filme. Filmamos em alguns dos momentos mais extremos dos últimos tempos -nos cemitérios, quando estávamos vivendo o maior número de mortes da nossa história; nos hospitais; nas manifestações antidemocráticas de 7 de setembro; e no 8 de janeiro, quando nossa equipe foi atacada e chegaram até a mastigar nosso cartão de memória", diz Costa sobre a presença na pré-lista.

"Nosso esforço e desejo eram entender o que estava acontecendo conosco e com a nossa democracia. Ter o reconhecimento desse esforço coletivo e do cinema brasileiro é maravilhoso! Decidi fazer esse filme depois que descobri que 'apocalipse' não significa fim do mundo, e sim revelação -e essa investigação, sem dúvida, nos trouxe muitas revelações. Por isso, para quem ainda não assistiu, fica aqui o convite para ver 'Apocalipse nos Trópicos'."

Compartilhe esta notícia

Notícias Relacionadas